AUTO PEÇAS & SERVIÇOS



Qual a importância da manutenção preventiva em automóveis?

Como qualquer máquina, o automóvel requer manutenção para funcionar corretamente, podendo ser preventiva ou corretiva.
Basicamente, podemos associar a manutenção preventiva como um check-up periódico do veículo e a corretiva para consertar um problema que aconteceu. Ao fazermos um check-up, podemos prevenir que futuramente surjam problemas no seu veículo.

Ainda existe resistência em convencer os proprietários de veículos da importância em executar a manutenção preventiva. Muitos  tem  o costume de levar o carro na oficina somente quando o  problema ocorre, o que era um custo mais elevado do que se a  manutenção preventiva fosse feita. Para um melhor  entendimento de qual a diferença entre os tipos de  manutenção,  é preciso entender os conceitos de defeito e falha, que não se  tratam da mesma coisa.


Diferenças entre defeito e falha
Os conceitos de defeito e falha podem parecer o mesmo, mas há diferenças entre ambos, que nos fazem entender melhor a diferença entre manutenção preventiva e manutenção corretiva.
Defeito: Um exemplo de defeito é um rolamento de roda com  ruído. Apesar do mesmo ser projetado para funcionar sem  o ruído,  tal defeito não comprometerá o funcionamento do veículo.  A imagem ao lado nos mostra outro exemplo: o pneu atingiu o indicador de desgaste. Não impedirá do veículo continuar rodando, porém o uso neste estado poderá gerar    uma falha, como a perda de aderência necessária em uma curva ou frenagem. 
  Falha: Utilizando o exemplo do rolamento, o ruído pode ser um  sinal de que a lubrificação do rolamento já está comprometida. O  uso corrente pode ocasionar aquecimento excessivo, podendo  gerar o travamento da roda e, por consequência, a perda do  controle do veículo, acarretando em acidentes de maiores  proporções. Neste caso, o defeito evoluiu para uma falha.                                            

Relação entre defeito, falha e manutenção
Todo componente possui uma probabilidade de falha ao longo de sua vida. Na área da manutenção, tal probabilidade é estudada por meio de um gráfico conhecido como curva da banheira.

Fase 1: Representa o início de operação de um veículo novo. A probabilidade de falhas é alta pois muitas vezes existem problemas na montagem do veículo, na qualidade de alguns componentes ou até ajuste entre os mesmos. Nesta fase concentram-se os recalls.
Fase 2:  Depois de um tempo de uso, as falhas são menos prováveis por conta dos componentes já estarem ajustados.
Fase 3:   Após um determinado ciclo, virá a Fase 3, onde a probabilidade de falhas aumenta devido ao desgaste dos componentes. Aqui é onde entra a importância da manutenção preventiva, a qual prolonga a Fase 2.

A importância da manutenção preventiva em seu automóvel

Conforme explicado, todos os componentes do veículo possuem um ciclo de probabilidade de falhas. A manutenção preventiva visa eliminar as falhas da Fase 3, trocando ou ajustando os componentes do veículo durante a Fase 2, provendo assim um controle mais eficiente dos reparos e/ou ajustes necessários em uma manutenção. Basicamente, a representação desses detalhes pode ser feita conforme gráfico abaixo:
Já a manutenção corretiva é executada somente na Fase 3, quando ocorreu a falha, significando a manutenção quando o veículo não possui condições de estar em funcionamento.
Portanto, a manutenção preventiva nada mais é do que uma manutenção feita com o veículo em funcionamento mesmo apresentando defeito, controlando o desgaste dos componentes do veículo já previsto em projeto.
 Por que devemos priorizar a manutenção preventiva?
A manutenção automotiva é de extrema importância para que o seu veículo esteja sempre em boas condições, sejam elas de conforto, desempenho ou, o mais importante, de segurança.
Outro ponto importante é diminuir as despesas com o veículo devido às trocas de peças serem feitas de maneira programada, diminuindo o custo de manutenção em média 30% menos que a corretiva, além de garantir ao  proprietário uma flexibilidade do seu tempo sem o veículo.
 É de extrema importância que o seu mecânico tenha conhecimento técnico para te ajudar no monitoramento e até gerenciamento dos defeitos que possam ser convividos até um determinado tempo de uso do veículo.
IMPORTANTE: Consulte sempre o manual do seu veículo, pois nele se encontram todas informações referentes à revisões do mesmo. 

Fonte: Sindirepa / http://www.oficinadeveiculos.com.br/                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário